Futebol

Grêmio empata com o Botafogo fora de casa pela 28ª rodada do Brasileirão

Placar terminou zerado no Mané Garrincha

28 SET 2024 23:22 | Atualizado em 28 SET 2024 23:22 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Tudo igual e placar zerado na partida da noite deste sábado, 28. No Estádio Mané Garrincha, o Grêmio ficou no 0 a 0 com o Botafogo pela 28ª rodada do Brasileirão. Com o empate, o Tricolor subiu para 11ª posição, mas aguarda o complemento da tabela para colocação definitiva ao final da rodada.

Fora de casa, o Grêmio começou a partida tentando propor o jogo e criou as primeiras oportunidades do jogo. Logo aos cinco minutos, Cristaldo cruzou para Braithwaite, mas a defesa afastou. No minuto seguinte, foi a vez de Edenílson levar perigo em dois lances seguidos. A primeira tentativa foi em chute sem ângulo defendido por Jhon. O Tricolor ficou com o rebote e Edenílson cabeceou rente ao travessão, mas por sobre o gol.

A resposta do Botafogo veio aos 15 minutos. Depois do corte da defesa gremista na bola alçada para área, Luiz Henrique arriscou de longe para defesa de Marchesín. Já aos 22, Vitinho recebeu livre na área e cabeceou à direita da meta defendida pelo arqueiro do Grêmio. Mesmo com o lance de perigo da equipe carioca, o Grêmio cresceu e chegou bem em jogada trabalhada pela ponta esquerda, aos 27. Depois da troca de passes, Cristaldo serviu Aravena, que deixou a bola passar em corta luz e encontrou Braithwaite. O dinamarquês dominou e passou para Edenílson, que avançou e, antes da finalização, a defensiva do Botafogo jogou para escanteio.

Ainda no primeiro tempo, Cristaldo encontrou Braithwaite avançando e lançou a bola. O centroavante gremista invadiu a área e chutou cruzado pela direita do goleiro John.

O segundo tempo começou elétrico, com as duas equipes tendo boas oportunidades para marcar. Aos dois minutos, Luiz Henrique pegou a sobra e finalizou de fora da área por cima do gol. Aos quatro, foi a vez do Grêmio tentar com Villasanti. Reinaldo avançou pela esquerda e passou para trás, encontrando o paraguaio, que bateu de primeira e mandou à esquerda de John.

À frente da equipe por conta da suspensão do técnico Renato Portaluppi, o auxiliar Marcelo Salles, fez as duas primeiras trocas aos 14 minutos. Monsalve e Nathan Fernandes entraram nos lugares de Cristaldo e Aravena. Se aos 24, Alex Telles tentou em chute de fora da área, no minuto seguinte, foi da vez de Monsalve soltar o pé de longe, mas na finalização, a defensiva cortou.

Aos 35 minutos, mais duas trocas no Grêmio. Igor, que estreou na equipe principal do Clube, e Dodi entraram nos lugares de Edenílson e Pepê. O Botafogo pressionava e chegou ao gol, mas após rápida revisão no VAR, a arbitragem anulou o gol por impedimento de Bastos. Já aos 44 minutos, Monsalve recebeu cartão vermelho direto por toque com braço no rosto de Vitinho. Com um a menos, Marcelo Salles fez mais uma troca, substituindo Braithwaite para entrada de Ronald.

Nos acréscimos de jogo, Kannemann cruzou o campo conduzindo a bola e ganhando dos marcadores na força e na velocidade. O zagueiro gremista invadiu a área e chutou à direita da meta de John.

Sem mexer no placar, Botafogo e Grêmio ficaram no empate. O próximo compromisso do Tricolor pelo Brasileirão é contra o Fortaleza, na Arena, na sexta-feira, 4 de outubro, às 21h30, pela 29ª rodada.

Fotos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA