IGT

Grêmio inaugura sede do Instituto Geração Tricolor na Arena 

Espaço é destinado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

14 ABR 2025 16:27 | Atualizado em 15 ABR 2025 11:03 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense realizou a inauguração da segunda sede do Instituto Geração Tricolor (IGT), localizada no andar térreo da Arena. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 14, e contou com a presença de integrantes da diretoria, ex-jogadores, funcionários, crianças e familiares atendidos pelo IGT. O novo espaço será voltado aos estudos, atendimento de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de promover o desenvolvimento individual e coletivo.

A cerimônia foi aberta pela jornalista Carla Fachim e contou com a presença do presidente do Grêmio, Alberto Guerra, que destacou o papel social do Clube. “Esse é um trabalho diário, é a nossa responsabilidade dentro do Grêmio. Hoje é um dia histórico. É um trabalho do qual devemos nos orgulhar e, se possível, fazer crescer cada vez mais”, falou. 

O IGT foi criado em 2010 e, desde então, oferece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, garantindo transporte, alimentação, oficinas socioeducativas, esportivas e culturais diariamente. As atividades são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que também presta suporte e orientação às famílias. O Instituto iniciou suas atividades no Estádio Olímpico, abriu posteriormente a primeira sede às margens do Guaíba em 2014 e, agora, dez anos depois, amplia suas atividades com o novo espaço cedido pela Arena.

O presidente do IGT, Daniel Kara, ressaltou a importância da inauguração. “Temos a missão diária de transformar vidas. O IGT nasceu com o propósito inegociável de levar dignidade, esperança e oportunidades a crianças e adolescentes. Já enfrentamos muitas dificuldades, inclusive enchentes que destruíram toda nossa estrutura. Mas recomeçamos e recomeçaremos quantas vezes forem necessárias. Hoje não celebramos apenas uma nova sede, mas um novo marco para o Instituto”, disse. 

A nova unidade será dedicada principalmente aos estudos, enquanto a outra sede seguirá focada nas atividades recreativas. O espaço na Arena conta com três salas de estudo, incluindo uma de informática, biblioteca, sala de psicopedagogia, refeitório e área de lazer.

Durante o evento, foram homenageados ex-presidentes do Instituto com placas de reconhecimento. Na sequência, um emocionante vídeo produzido pela GrêmioTV foi exibido no telão, contando histórias de superação de crianças que passaram pelo IGT.

Nathaly Cavalheiro, 16 anos, subiu ao púlpito para contar sua trajetória no Instituto. Hoje, ela inicia sua jornada como menor aprendiz dentro do IGT. Valentina, sua irmã mais nova, 8 anos, que também participa do Projeto, entregou o crachá à nova funcionária. A mãe das meninas, Rafaela Cavalheiro, falou sobre a importância do Instituto Geração Tricolor. 

“O IGT representa muito pra mim. É meu braço direito. Sem esse suporte para guiar as gurias para um futuro melhor, eu não sei se eu ia conseguir sozinha. Na enchente, o IGT foi a minha maior rede de apoio. Hoje, a Nathaly está aqui e vai começar uma nova jornada em sua vida e para a Valentina vai ser ainda mais, a irmã está aqui e vai poder se espelhar”, revelou.

Outro jovem atendido pelo projeto é Vinícius Silva dos Santos, 15 anos. O jovem tem o sonho de ser jogador de futebol e vem treinando para isso. Das mãos de Edilson, ex-jogador e tricampeão da América com o Grêmio, Vinícius recebeu uma bola simbólica, representando a esperança de um futuro promissor. Vinícius realizará uma avaliação com o objetivo de ingressar na Base Gremista, em Eldorado do Sul.

O presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Alexandre Bugin, comentou sobre a relevância do novo espaço: “Entendemos que o IGT merecia um lugar permanente dentro da Arena. As crianças terão uma conexão ainda mais forte com o Clube, vivendo o dia a dia no ambiente gremista. Isso contribui muito para sua formação e pertencimento”. 

Por fim, Guerra reforçou a importância do apoio da torcida. “O Grêmio sabe o seu tamanho. Somos 10 milhões de torcedores. Hoje, ao inaugurarmos esse espaço dentro da Arena, estamos retribuindo à comunidade e cumprindo com nossa obrigação social. Os sócios deveriam vir conhecer, participar, ajudar. É um trabalho muito bonito que está sendo feito”, concluiu. 

Para contribuir com o projeto, o torcedor pode se tornar um Sócio-Parceiro do IGT, por meio do site asaas.com/c/977823119717. O valor da contribuição é livre, com mensalidade mínima de R$ 30,00, e pode ser pago por boleto, Pix ou cartão de crédito. Durante o evento, os presentes também puderam doar via QR Code e receberam o livro “Amor e Inclusão”, de Léo Gerchmann, como forma de agradecimento. Empresas também podem ser parceiras do Instituto.

Fotos: Angelo Pieretti / Grêmio FBPA

Inauguração sede IGT - Arena - 14/04/2025