Taça!

Grêmio bate o Bahia nos pênaltis e conquista o primeiro título nacional na Ladies Cup

Gurias Gremistas ergueram a taça de forma invicta em São Paulo

22 DEZ 2024 18:15 | Atualizado em 22 DEZ 2024 19:27 Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

As Gurias Gremistas são as campeãs do edição de 2024 da Brasil Ladies Cup, em São Paulo. Na tarde deste domingo, na decisão disputada no Estádio Canindé, o Grêmio empatou em um gol no tempo normal com o Bahia, com gol anotado por Maria Dias. Nas cobranças de penalidades, vitória gremista por 2 a 1, com três defesas da arqueira Vivi Holzel, para garantir a taça.

Antes de a bola rolar, na entrada em campo e com as equipes perfiladas, duas faixas com mensagem de não ao racismo foram abertas. Na sequência, jogadoras das duas equipes foram destacadas para a leitura de manifestos antirracistas redigidos pelos clubes. Dani Barão foi a representante gremista. As Gurias Gremistas foram para o jogo trajando o terceiro uniforme, com um patch do Clube de Todos. A técnica Thaissan Passos optou por repetir a escalação usada na última partida.

Desde os primeiros movimentos, o Grêmio tratou de pressionar a saída de jogo das adversárias. Assim, tomou conta das ações ofensivas, criando a oportunidade mais clara aos quatro minutos. Gisele cruzou entre as zagueiras e Cassia arrematou de primeira, mas a conclusão passou por cima. Aos 11 minutos, Cassia recebeu o passe no fundo do campo, pelo lado esquerdo. Ela protegeu e rolou para a entrada da área. Bia Santos dominou e chutou rapidamente em curva, mas a bola passou à direita.

Aos 15 minutos, na segunda cobrança consecutiva de escanteio efetuada por Shashá pela esquerda, a bola bateu na zagueira que estava na primeira trave e ficou limpa no bico da pequena área. Gisele livre encheu o pé, mas a bola passou longe do gol. Dois minutos depois, a primeira chegada do Bahia. O toque encontrou Ju Oliveira livre pela direita e ela arriscou o forte chute. Vivi Holzel caiu no canto esquerdo para defender sem dar rebote.

O prêmio pelo volume ofensivo desde o início veio, aos 20 minutos. Bia Santos ganhou de cabeça no centro e Gisele deu sequência de casquinha para trás. No corredor pelo lado direito, Dayana Rodríguez ergueu a cabeça e fez o cruzamento na medida, entre as defensoras do Bahia. Maria Dias surgiu com liberdade para tornear de cabeça, cruzado, inapelável para a goleira adversária. 1 a 0!

Depois da vantagem gremista, a partida ficou bastante disputada na parte central do campo, sem oportunidades claras de ambos os lados. O Bahia procurava investir no costado das volantes e em cobranças de bola parada, porém a defesa se mostrava eficiente e sólida, com intervenções seguras da arqueira Vivi Holzel. Aos 45 minutos, a atacante baiana Luana tentou o chute de fora, mas a bola foi mascada, direto pela linha de fundo.

Para a etapa final, o Grêmio voltou sem trocas. Logo com um minuto e meio, Shashá fez o lançamento em diagonal do campo de defesa. Gisele ganhou no corpo da marcadora no lado direito de ataque, ajustou a passada e arrematou de canhota da risca da grande área. A bola foi rasante e a goleira baiana fez a intervenção.

Aos seis minutos, Ellen recebeu na entrada da área gremista, girou o corpo e bateu firme. A bola passou perto do ângulo esquerdo da goleira Vivi, para fora. Aos 12 minutos, as primeiras trocas promovidas pela treinadora Thaissan Passos. Saíram Pri Back e Maria Dias para as entradas de Raquel Fernandes e Maria.

Em rápido contra-ataque após escanteio aos 15 minutos, Vivi Holzel lançou com a mão para Raquel Fernandes. Ela inverteu da esquerda para a direita, encontrando Maria. De frente para a goleira adversária ela tentou concluir e a defesa foi feita. O rebote voltou para ela e o chute de canhota foi sem força, facilitando a defesa. Dois minutos depois, as Gurias Gremistas pressionaram a saída na cobrança de lateral com Dani Barão. Cassia deu o toque de primeira e Dayana Rodríguez infiltrou na área e rolou para o meio. Raquel Fernandes com liberdade arrematou de primeira e a bola passou tirando tinta do travessão.

Mesmo o Grêmio sendo melhor no duelo, uma escapa das adversárias virou o empate do Bahia. Kayuska recebeu no costado da linha de defesa para invadir livre a área pela direita. De frente, só bateu cruzado para vencer a arqueira Vivi Holzel, deixando tudo igual aos 21 minutos.

Em nova parada, Luana Spindler e Rita Bove entraram no jogo, nas vagas de Gisele e Brito. Em batida de escanteio aos 33 minutos, Luana Spindler dividiu no alto e a bola caiu para Cassia dentro da área. Ela arrematou com o peito do pé direito de primeira e a goleira defendeu firme, no meio do gol. Por fim, saiu do jogo Cassia para a entrada de Rafa Levis.

A partida seguiu sem as equipes terem ataques mais agudos até o apito final e a decisão do título foi para as cobranças dos pênaltis.

O Grêmio abriu as cobranças com Rita Bove, mas a goleira defendeu. Mila foi para a batida e acertou o travessão. Dayana Rodriguez cobrou com categoria para fazer o primeiro do Grêmio. Angela cobrou e Vivi Holzel se atirou para defender! Raquel Fernandes foi para a terceira batida e Yanne fez a defesa. Tchula cobrou e deixou tudo igual. Shashá bateu o quarto com categoria, anotando o segundo. Camile cobrou e Vivi Holzel defendeu mais uma! Na quinta série, Rafa Levis cobrou e a arqueira baiana defendeu novamente. Mas novamente brilhou a estrela de Vivi Holzel. Ju Oliveira bateu e Vivi saltou para espalmar, a bola ainda tocou na trave e saiu. Três defesas da arqueira das Gurias Gremistas, fechando o título em 2 a 1!

As Gurias Gremistas tiveram uma campanha invicta na competição, com duas vitórias e dois empates. O Grêmio é o único Clube a ter os títulos da Ladies Cup no principal e também no Sub-20, conquistado em 2023.

Parabéns para as atletas, diretoria, comissão técnica e equipe de apoio por esta grande conquista!

Fotos: Guilherme Veiga / Brasil Ladies Cup

 

 

Final Brasil Ladies Cup - Bahia x Grêmio - 22/12/2024